Steven Universo
Acabei de assistir Steven Universo.
Foram 5 temporadas (tem 1 do futuro que assisti antes de terminar as 5 mas não atrapalhou em nada).
A história é simplesmente uma pedra preciosa! Os valores tecidos na trama se solidificam como rochas nas personagens, e as vulnerabilidades podem ser vistas com o passar dos episódios, como que através de um cristal.
Trocadilhos à parte eu nem sei por onde eu começaria a contar.
São tantos episódios, tanto amor, tanta coisa especial, que só mesmo assistindo!
Aqui, nesse diário inconstante, que me acompanha há anos e em emergências que coincidem com oportunidades, vou relatar apenas o que a sorte me permite lembrar.
Gostaria de colocar aqui pra mim, um lembrete, apesar do descompromisso desse blog:
VALENTINA, SE UM DIA LER O DIÁRIO DA MAMÃE, SE UM DIA EU NÃO ESTIVER MAIS AQUI, NÃO IMPORTA A SUA IDADE! ASSISTA JUNTO COM QUEM VOCÊ AMA!
Assistir essa série com você e o Cleiton ficará pra sempre eternizado em mim, na memória do que eu for e nesse blog!
Outra coisa que eu gostaria de lembrar é de compartilhar isso com quem escreveu a história. É meio bobo, na realidade eu queria poder tietar cada pessoa que direta ou indiretamente contribuiu com essa obra prima tão regada de amor e de humanidade. É tudo lindo! As pessoas que fizeram esse desenho mereciam um prêmio! Muita grana.. ALIAS! Amor pra caramba! Só isso ia pagar mesmo.
Enfim, falemos da Série:
***Conterá Spoilers e nem isso vai ser capaz de estragar a série***
Não lembro como começou, mas tudo sempre gira em torno do Steven. Uma personagem humana que é criada por 3 criaturas chamadas "Crystal Gems" e o pai em "Beach City". O Pai: Greg, meio largadão, praieiro, é uma versão mais amorosa e bacana do Homer Simpsons, o que faz lembrar muito meu pai (e não por acaso, deve lembrar vários por aí - nos erros e qualidades). As Gems são: Ametista, Pérola e Garnet.
Pérola é meio a "Mãe" chata, mas coruja. Sempre preocupada e cuidando de todo mundo. A Ametista é meio que a irmã mais velha debochada mas que vem pra trazer uma certa "descompressão" ao trio. E a Garnet, é misteriosa, séria mas ao mesmo tempo divertida, uma personagem complexa e linda, que eu amei desde o primeiro segundo da série e passei a amar ainda mais tudo o que ela representa. O que é difícil de dizer pois cada uma das Crystal Gems, mesmo as que não fazem parte desse núcleo central, são lindas e cheias de questões lindas. OS HUMANOS TAMBÉM! O que é muito impressionante. Eles são claramente de mundos diferentes: As gems e os humanos. Mas tem algo de muito bizarro nas pessoas, que as vezes nos faz parecer criaturas complexas de outro planeta!! E tem algo muito puro e amável nas Gems. Que vão aos poucos, descobrindo suas fragilidades, coisas antes inexploradas no "Planeta Natal" ou de onde quer que tenham vindo. Com isso não quero dizer que não existiam sentimentos parecidos com os dos humanos, apenas que não eram explorados mesmo.
Enfim, me perco muito! Que bom que é só um diário despretensioso. Ufa..
Com o passar da trama, a gente entende que o Steven tem uma gem na barriga, ele é metade humano e metade cristal gem e é fruto do relacionamento de um humano com uma gem "A Rosa" ou "Quartzo Rosa". Tecnicamente essas Gems estavam na terra pra se refugiar ou algo assim.. Da tirania de uma espécie de titãns: Às "Diamantes"...
Essas figuras são sempre misteriosas, e vilãs surgem O TEMPO TODO em função dessa treta.
Steven, com seu jeito meninão vai aos poucos derretendo a todos. Preciso admitir aqui que já achei o Cleiton meu atual parceiro, muito parecido com o Stevem, mas no meio do caminho, descobri que ele é idêntico a um amigo meu, que infelizmente não suportou a dureza da vida. Fico feliz de ao menos ter tido a oportunidade de dizer pra ele.
Cleiton, se um dia ler isso, eu sei que talvez isso te cause ciúmes e não sei como vai estar nossa relação daqui à alguns anos, mas saiba, que nesse momento, apesar de uma série tão especial pra nós me lembrar o Israel, você tem um lugar na minha história que é insubstituível, e apesar do Israel ter sido muito especial mesmo, eu escolhi ficar com você. Sim! O Israel não tinha interesse em namoro, mas eu podia ter tentado mais, e além disso eu podia ter ficado com qualquer outra pessoa, mas eu te conheci, me apaixonei, te conheci mais ainda e te amei! Então é isso..
Pra quem ler isso sem contexto: Eu saí com o Israel antes de conhecer o Cleiton, conheci o Cleiton meio que pra "me distrair". Cheguei a falar pra ele.. Que ele ia esquecer a ex dele e eu o meu, e no fim acabamos juntos. O Israel também conheceu alguém muito especial: a Diana. Que conheço só por mensagem mas que parece ter sido alguém muito importante pra ele, então fico feliz que ela tenha estado com ele nos últimos dias dele na terra. Fico feliz também que diferente do meu primeiro amigo que perdi, em uma situação de suicidio o Israel sabia que era importante pra mim e eu fiquei sabendo que era importante pra ele.
Mas enfim, apesar das semelhanças, voltemos às Gems.
O Stevem sabe muito pouco sobre sua mãe. Apenas que ela podia viver centenas de anos, e que estava exilada na terra, depois de uma revolta contra o planeta natal. Muitas Gems más surgem em busca de alguma espécie de vingança contra sua mãe e por isso ele vai descobrindo alguns fragmentos de sua história. Algumas partes inclusive frustrantes que revelam um lado meio "Anti Herói" da quartzo rosa e até meio vilã.
Enfim, ao longo das jornadas, são explorados muitos tipos de sentimentos, nas mais diversas situações: A tristeza, o amadurecimento, o ciúmes, o amor, a entrega, as escolhas que fazemos na vida, mas sempre ressaltando a importância de valorizar e cuidar aqueles que são importantes pra gente e não ser preconceituosos. O olhar puro, ingênuo, esperançoso e bobinho do Stevem guia esse caminho.
Não posso me esquecer da Conie: amiga e quase namoradinha do Steven. Uma humana corajosa que é a personificação da inteligência e também das inseguranças trazidas pela rigidez dos pais.
O Steven e a Conie, me lembram MUITO o Cleiton e eu. Nesse recorte da história. É muito parecido com a gente, eu acho. Tirando o fato que brigamos bem mais!
Ao longo da história, começam a surgir os Plot Twists:
Às diamantes, as titãs, tem raiva da Quartzo Rosa, porque em tese as gems deveriam se curvar para essas divindades e ela se revoltou contra elas inclusive estilhaçando a diamante rosa, que seria sua superior. Stevem passa por muitos conflitos ao saber disso, porque ele inclusive não sabe exatamente o quanto ele "é ele mesmo" ou é apenas um vestígio de sua mãe.
Vou explicar melhor: Além dessa coisa dele buscar respostas sobre sua mãe e brotar umas gems querendo se vingar da mãe dele. Em tese a Rosa, para poder dar a luz ao Steven, teve que abrir mão de quem ela é e então sua gema/gem (a pedra que fica cravada no corpo), virou a do Steven. Ele não tem certeza se não é a mãe dele e isso gera muitos conflitos. Ele tem os poderes e os dramas da mãe, apesar de não ter sido criado por ela e saber bem pouco sobre ela.
Antes de dar um grande salto para o final, gostaria de comentar algo que foi bem especial pra mim e me faz amar a Garnet: A personagem Garnet na verdade não é UM GEM, porque na verdade ela é DUAS GEMS. Ela é uma "fusão". A mistura de duas gems, algo que é tratado como uma aberração no planeta natal. As fusões eram especialmente conhecidas com o propósito de unir forças para a guerra, mas a Garnet foi unida pelo amor.
"Sou feita de amo-o-o-o-r, amo-o-or, amo-o-o-or" (A musica que ela canta pra falar sobre a fusão, inclusive é linda)
A Garnet é a fusão de uma Safira, que na hierarquia era uma gem relevante no planeta natal, por prever o futuro enquanto sua outra metade é uma rubi, que deveria ser uma soldado responsável por proteger a safira.
Uma coisa que é linda é que falamos delas sempre no feminino e nunca se explica tanto o porque elas se relacionam umas com as outras: ISSO PORQUE O AMOR, SEJA COMO FOR, DEVERIA SER ALGO NATURAL, NÃO É MESMO?
Enfim, empoderamento e lacre! O Puro suco da luta contra os preconceitos.
Mas não é só sobre isso, definitivamente. Eu sempre me identifiquei mais com meu lado heteronormativo apesar de também sentir atração por mulheres em algumas circunstâncias, mas ali, eu me senti representada como mulher negra, como mulher ansiosa, periférica.. Senti a representação e defesa de todas as características que por vezes as pessoas veem com preconceito. Eu me senti abraçada, desarmada. É simplesmente lindo! A Garnet defende a sua fusão, e também outras pessoas passam a defender a Garnet.
Vale lembrar que à fusão não necessariamente representa sexo ou relacionamento amoroso. O próprio Steven já se fundiu com suas gems cuidadoras. Mas em alguns contextos em que a fusão é espontânea e as gems decidem viver assim, tem sim uma conotação amorosa. Tanto que depois de um tempo da trama, a Rubi e Safira decidem se casar, para assumir quem elas são e que não são uma fusão motivadas pelos valores da Quartzo Rosa (que era o que acreditavam antes) e sim porque elas querem!
Por falar na quartzo rosa, o Plot Twist final é pesado: A Quartzo rosa mentiu pra todos! Ela não só não estilhaçou a diamante rosa como ela era a própria diamante rosa. Por um tempo acreditava-se que a Diamante Rosa queria destruir a terra, ou algo assim, o planeta que ela escolhera para ser sua colônia e então as gems lutaram para se defender e defender a terra, ou algo assim. Mas na verdade, a Diamante Rosa tomou a terra como sua colônia mas se apaixonou pelo lugar e pelas gems que deveriam ser suas servas e decidiu ela própria se estilhaçar e assumir definitivamente uma forma gem. A história que contou foi que a Quartzo Rosa matou a líder Diamante Rosa, quando na verdade elas eram uma só.
No final, Stevem tenta então lutar contra as Diamantes que ainda choram a perda da diamante rosa e aí descobrem que na verdade ela sempre esteve ali (ou é o que elas pensam). Mas com a oportunidade de uma possível solução vem o conflito dos costumes da terra com a tirania das frias diamantes e se travaram duras lutas, emocionais e físicas, até chegarem na "Diamante das diamantes" a branco.
Enfim, no final até ela mesma, que menosprezava as "imperfeições" como sentimentos e fusões... Acaba se dobrando a sua própria vulnerabilidade e tudo acaba bem!
Eu expliquei a série? Seguramente não! Mas eu vou carregar ela pra sempre comigo e se ninguém nunca ler isso eu vou ficar feliz de reler. Se eu nunca reler isso: Bom... Ao menos foi um desabafo e tanto!
Comentários
Postar um comentário